Freak, as in freakdom

Um blag sobre cultura, política, memes e… software livre!

Sobre/About me

without comments

(english version below)

Rodrigo Rodrigues da Silva é engenheiro de computação formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e atualmente cursa mestrado em engenharia elétrica (área de sistemas digitais) nessa mesma escola, tendo como principal linha de pesquisa a segurança em sistemas de votação eletrônica.

Durante a graduação, participou ativamente do movimento estudantil, atuando como representante discente em órgãos colegiados da Escola Politécnica e como colaborador e diretor do Grêmio Politécnico. Atualmente é membro do Escritório Piloto, laboratório interdisciplinar de extensão universitária.

Também é programador e ativista do movimento Software Livre, sendo co-fundador do Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP (PoliGNU), e desde 2005 defende ativamente a adoção do Software Livre na Universidade de São Paulo.

A partir de 2009, passou a colaborar diretamente com o Projeto GNU, o precursor desse movimento. Atualmente, é membro associado da Free Software Foundation e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da LibreDWG (http://gnu.org/software/libredwg), uma biblioteca para manipulação de arquivos DWG (formato de arquivos do AutoCAD).

É um dos membros do projeto CAD Livre, do Escritório Piloto, que tem como objetivos a redução das barreiras à adoção dos softwares CAD livres no mercado de software para engenharia, o desenvolvimento de software livre que supra demandas de projetos de extensão e, em última instância, o desenvolvimento de uma suíte CAD livre e competitiva com as ferramentas dominantes. Também colabora com oficinas, palestras, install fests e caravanas para eventos, organizados pelo PoliGNU com o objetivo de disseminar a cultura do software livre.

É co-autor de projetos como SecureSMS (http://secure-sms.googlecode.com), uma plataforma criptográfica livre para mensagens curtas (SMS) que possibilita comunicação segura através de praticamente qualquer celular.

Também tem participado, seja como ouvinte ou palestrante, de diversos eventos comunitários de software livre, entre eles FISL, Campus Party, Latinoware, UbuntuDay, Conisli e Jornadas Internacionales de Software Libre.

Além do software livre, apoia causas como a democracia direta, a participação popular, a liberdade no acesso à informação e a redução dos prazos de proteção de obras intelectuais. É membro do Partido Pirata brasileiro, que está em fase de fundação e formalização. Em 2009, concluiu o Curso de Formação de Governantes, da Escola de Governo de São Paulo.

/* English */

Rodrigo Rodrigues da Silva is a Computer Engineer and MSc student at Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Brasil. He has been a free software user for over 10 years, and a developer and evangelist since 2005, when he started to act in favour of the adoption of free software at Universidade de São Paulo.

He is a co-founder of PoliGNU, the free software studies group of Escola Politécnica. The group focus on research and development of free software applications for engineering. The group also organizes workshops, courses, install fests and trips to free software conferences. He participates actively in national and international conferences, like Latinoware, CONISLI, LibrePlanet and the GNU Hackers Meeting, talking about the strategic reasons to spend efforts on developing free and open source software for the engineering areas.

Since 2009, he has been a member of the GNU project, taking the role of co-maintainer of GNU LibreDWG, a project he started with Felipe Sanches which is a free implementation of the widespread DWG file format. He also contributes and has contributed to other free and open source projects such as GRASS, a Geospatial Information System and LMMS – Linux MultiMedia Studio.

Written by Rodrigo R. Silva

novembro 18th, 2009 at 8:13 pm

Posted in